PRESIDENTE DA REPÚBLICA APRECIA O TRABALHO REALIZADO PELO COMITÉ ORIENTADOR 25

Palácio Presidencial Nicolau Lobato, Díli, 20 de janeiro de 2020

O Presidente da República, Francisco Guterres Lú Olo, numa audiência com o presidente do Comité Orientador 25 e respetiva equipa, manifestou o seu apreço pelo trabalho de investigação e registo da participação dos jovens na Frente Urbana, na FrenteClandestina contra a ocupação indonésia.

O Presidente da República pediu ao Comité Orientador 25 (CO 25) que escrevesse a história da resistência de Timor-Leste, nomeadamente a da luta da Frente Urbana, analisando a evolução da luta que teve origem na visão dos líderes como orientadores e que, posteriormente, motivou outras ações com vista à independência.

O presidente do CO 25 apresentou o trabalho de pesquisa realizado bem como duas publicações produzidas pelo Comité. O CO 25 está a preparar uma obra de seis volumes sobre a luta dos jovens e pretende futuramente assumir o estatuto de instituto com a missão de investigar e produzir obras sobre a história da resistência, os quais possam ser utilizados nas escolas.

O Comité Orientador 25 foi criado através da resolução do governo n.º 1/2017 de 9 de janeiro de 2017 para a investigação e registo da história da luta dos jovens durante a ocupação indonésia.

Além das duas revistas sobre a resistência que publicou, a organização já realizou entrevistas a quase 300 pessoas e está a formar um acervo documental constituído por cartas e fotografias.

A direção do CO 25 é composta pelo seu presidente, Constâncio da Conceição Pinto “Terus”, um primeiro vice-presidente, Jacinto Alves, um segundo vice-presidente Gregorio Saldanha “Mouris”, um secretário-geral, Avelino Maria Coelho da Silva “ShalarKosi FF”, um primeiro vice-secretário-geral, Antero Benedito da Silva, e um segundo vice-secretário-geral, Maria Dadi Soares Magno.

MÉDIA PR.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

16 − 1 =